Para a prática de qualquer esporte é importante que o atleta dedique um tempo do seu dia para treinar. Os treinos consistem em oferecer força para que durante as competições o atleta consiga manter uma boa performance e com isso alcance bons resultados. Para cada tipo de esporte um treino precisa ser definido.
Para os praticantes do tênis, o agachamento a fundo é um exercício ótimo, pois ele imita a base que antecede o golpe em bolas rebatidas na altura do quadril aos pés. Gera uma ação biomecânica excelente, quando executado com técnica, exercendo uma alavanca de força, fazendo o tenista golpear com mais potência.
Outro exercício que contribui para os tenistas é a Rotação de troncos com extensão dos braços. A prática dessa atividade é um dos movimentos mais importantes para o tenista, pois ele quem comanda os golpes mais executados, que são o Forehand e o Backhand, sem a rotação do tronco não existe golpe com excelência.
Mais um exercício super indicado é treino de manguito rotador. Manguito rotador, não é um músculo isolado, mas um grupamento responsável pela estabilização dos movimentos do ombro, incluindo a rotação. Auxilia o tenista em movimentos diversos, dos movimentos “overhead” (saque e smash) à finalização do backhand one hand, por exemplo e evita dores nos ombros.