O Fortaleza já estava de passagem comprada e malas prontas para ir para Libertadores quando precisou dar adeus ao sonho de concorrer a um dos maiores campeonatos do mundo. O time do Fortaleza foi o primeiro time a se candidatar para libertadores e dar uma reviravolta no futebol nordestino.
Mas no último jogo o Fortaleza foi derrotado por 1 a 0 pelo Cerro Porteño (PAR), hoje (9), no Castelão, no jogo de ida da terceira fase preliminar da libertadores de 2023. O Leão do Pici teve um pênalti perdido e ainda ficou com um a mais na etapa final, mas não conseguiu aproveitar a vantagem.
A equipe brasileira, agora, precisará reverter o resultado no duelo de volta, no Paraguai, para avançar à fase de grupos ou poderá dar Adeus a Libertadores.
O time do Fortaleza chegou para o confronto com uma campanha 100% em jogos em casa em 2023. Não era esperado, mas o Leão do Pici perdeu a sua primeira com o mando de campo no duelo mais importante do ano até então. Foram oito vitórias em oito jogos disputados como mandante neste início de temporada.
A torcida do Fortaleza fez a sua parte e marcou presença em peso no Castelão e impulsionou a equipe antes mesmo de a bola rolar. O Cerro Porteño, por sua vez, impediu a festa e ainda manteve sua invencibilidade na temporada. O time chegou ao quinto triunfo, além dos quatro empates que teve em jogos oficiais em 2023.