No futebol quando um jogador precisa bater um pênalti e fica de frente com o goleiro é tudo ou nada naquele momento. Mas, algumas atitudes vem sendo julgadas como indevidas e agora novas regras foram implantadas para que não haja mais provocações nem do goleiro contra o atacante e vice-versa.
As mudanças vão afetar diretamente os goleiros. Os goleiros não podem mais ter atitudes que promovam a desatenção do batedor do pênalti. Qualquer manifestação que atrase a batida será julgada e o goleiro pode ser punido pelo comportamento indevido. Sendo assim, os goleiros também não podem mais tocar nas traves, travessão e nas redes da meta no momento do penal.
“O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol”.
A decisão de implantar regras é consequência do comportamento do goleiro Dibu Martinez na copa do mundo do CATAR. O goleiro argentino teve um comportamento inaceitável e depois de grande repercussão veio a decisão de se estipular regras. O goleiro após pegar o pênalti dança da cara do batedor com deboche.