As pessoas costumam ir a uma loja, comprar um par de tênis e sair correndo…
Para encontrar o melhor tênis de corrida para você, você precisa conhecer seu tipo de pé e que tipo de tênis melhor suporta seu arco e estilo de corrida. O sapato certo pode prevenir lesões e promover o desempenho.
Quando você corre, você aterrissa naturalmente do lado de fora do pé e rola para dentro. Este rolamento para dentro é chamado de pronação.
A supinação e a pronação são bastante difíceis de identificar a olho nu. Exceto em alguns casos graves. Porém, existe uma técnica muito simples para saber se você é um pronador ou um supinador .
Observe as solas dos seus sapatos e identifique as áreas onde o desgaste é mais pronunciado.
Se a parte externa da sola estiver mais desgastada, então você é um supinador, como cerca de 10% da população.
Se é a parte interna da sola que está mais desgastada, então você é um pronador, como 45% da população.
Finalmente, quando a parte do meio da sola está mais desgastada, você tem uma passada chamada neutra ou universal . Assim como o pronador, representa 45% da população.
O passo neutro ou universal é o passo mais saudável para o corpo porque a pressão é distribuída uniformemente por todo o pé.
Novamente, ser pronador ou supinador é completamente normal e nenhuma correção é necessária.
Se você tem um chamado passo pronador , a pressão será absorvida pela parte externa do pé quando tocar o chão. Durante o empurrão, essa pressão será aplicada na parte interna e na frente do pé, na altura do dedão do pé.
Com uma passada de supinador , a pressão será absorvida pela parte interna do pé durante seu contato com o solo. Ao contrário da passada do pronador , aqui, a pressão permanecerá na parte externa do pé durante toda a passada.
No entanto, em caso de pronação ou supinação excessiva, que são exageros dessas duas passadas, existe o risco de lesão significativa. Neste caso, estão disponíveis diferentes tipos de tênis de corrida para corrigir os defeitos de cada um desses “passados excessivos”.
Com um passo em pronação , você está predisposto a ter bolhas, tendinite de Aquiles ou fascite plantar. São inflamações da parte do pé em contato com o solo.
Se você tem um passo de supinação , você tem uma grande chance de desenvolver calos, dor no menisco (nas laterais dos joelhos), bem como tendinite nos músculos fibulares laterais.
Como curar isso?
Existem duas maneiras de lidar com esses riscos de lesão. A primeira é a compra de calçados adaptados para corrida. A segunda é a compra de palmilhas ortopédicas, também adaptadas. Para tênis de corrida, você pode encontrá-los em qualquer loja de esportes.
Compre sapatos pronadores se você for um pronador e sapatos supinadores no caso oposto. Tenha cuidado, porém, com o tamanho dos sapatos. Quando você faz atividade física, seus pés ficam congestionados. De fato, há mais sangue circulando lá do que o normal para fornecer todos os nutrientes e oxigênio necessários para o esforço físico. Este congestionamento resultará em inchaço do pé e, portanto, um aumento no seu tamanho. Este aumento é cerca de metade de um tamanho.
Quanto às solas ortopédicas, elas podem ser compradas em supermercados, o que desaconselhamos porque não combinam perfeitamente com você. É muito mais interessante ir diretamente a um podólogo que fará palmilhas ortopédicas sob medida. Certamente será mais caro, mas seus pés e suas articulações agradecerão por isso.